Um meio que permitiu um enorme avanço nas capacidades deste planeta tem sido a compreensão e a aplicação da ciência.
A palavra método vem do grego méthodos, (caminho para chegar a um fim). O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. A maioria das disciplinas científicas, consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (baseadas apenas na experiência) e mensuráveis, analisando-as com o uso da lógica. Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.
Através da aplicação humana da ciência e tecnologia na concepção social e no ato de tomar decisões, temos os meios para transformar o nosso ambiente em algo mais equilibrado, organizado, humano, produtivo e, mais importante, sustentável.
Atualmente o bem estar social e ecológico está em questionamento. O sistema econômico atual está a desmoronar-se a uma velocidade acelerada com a previsão de desemprego mundial avançado e de desestabilização sem precedentes. Simultaneamente, estamos num ponto que talvez o meio ambiente não mais tenha retorno de estabilização, sem prejudicar o causador do desequilíbrio, nós.
Para entender as razões as quais trouxeram a humanidade nesta via tortuosa, se faz necessário o entendimento de cada curva mal sinalizada. A observação mais importante nesta matéria, diz-se respeito ao uso do sistema monetário.
Neste primeiro texto introdutório, cabe ressaltar, em princípio, os mecanismos do nosso sistema monetário mundial, salientando as consequências que este tipo de estrutura organizacional tem produzido.
1. A necessidade de consumo cíclico,Produtos e serviços são múltiplas vezes comprados e vendidos, independentemente da qualidade e do desperdício.
2. A abundância da escassez,Bens e serviços são politicamente fingidos escassos para assegurar o lucro dentro da equação de oferta e procura.
3. A prioridade do lucro,Motivo de corrupção moral e financeira comum no mundo pela necessidade de se gerar rendimento.
4. Manipulação fiscal,
Sistemas de bancos centrais do mundo trabalham para controlar a economia para o beneficio das suas corporações constituintes e do poder instituído.
A situação econômica não está passando por dificuldades só atualmente, ela sempre foi ruim, a não ser para algumas ilhas de felizardos, em forma de exceção. Toda estrutura econômica das nações foi organizada de cima para baixo, a semelhança da filosofia e da teologia, a priori, dedutivamente - e não baseada na experimentação, cientifica e indutivamente: por este motivo, a economia apresenta uma crise após a outra, sucessivamente.
Ao longo dos textos, abordaremos os assuntos específicos, mostrando os efeitos econômicos, sociológicos, psicológicos, entre outros fatores, que são desligados do seu consciente para manutenção do status quo ante.
Autor: André Zanardo